terça-feira, 24 de junho de 2008

Faça em casa...


Leite Vegetal...uma alternativa Vegan!


LEITE DE AMÊNDOAS.
12 a 20 amêndoas sem pele, já hidratadas. 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral. Como fazer: Bata as amêndoas com a água, no liqüidificador.

LEITE DE AMÊNDOAS MORNO.
Leite de amêndoas; Meia colher de café de suco de gengibre ralado; 1 colher(de café) de canela em pó; Mel puro de abelhas. Como fazer: Misture bem, todos os ingredientes, e e os aqueça em fogo muito brando, por poucos segundos.

LEITE DE ARROZ INTEGRAL OU OUTROS CEREAIS, PARA BEBÊS. (Consulte um pediatra naturalista).
Cozinhe bem o arroz integral ou outro cereal; aveia, trigo ou cevada. Bata no liquidificador e coe em seguida. Essa pasta deve ser mantida na geladeira, em recipiente fechado. No preparo da mamadeira, use 3 colheres de sopa ( ou mais, conforme o apetite da criança) dessa pasta, misturada com água morna ou chá fresco de ervas naturais. Como opção, pode-se adoçar. Nesse caso, empregue açúcar mascavo de boa procedência e se possível de cultivo orgânico. A frutose talvez seja mas suave para um bebê. De acordo com a experiência e intuição, pode-se misturar um ou outro dos leites vegetais apresentados nesta obra.

LEITE DE AVEIA.
Pôr de molho a quantia desejada de aveia, no dobro em água, em recipiente de louça ou vidro. Após 2 horas, bater no liq. Coe num pano. Pode pôr mais água, se ficar engrossado.

LEITE DE BROTOS DE SOJA (Moyashi).
1/2 xícara de brotos de feijão-soja (moyashi); 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral. Como fazer: Bata os moyashis com a água, no liquidificador, e coe.

LEITE DE CASTANHAS-DO-PARÁ.
Itens: 1 colher de sopa de aveia, 1 xícara de castanhas-do-Pará, 1 litro de água fervente. MODO: Antes, dilua a aveia em água fria. Leve-a para ferver. Espere esfriar um pouco e bata no liquid., com as castanhas. Coe num pano ou peneira fina. Ponha 1 pitada de sal. Adoce com mel.

LEITE DE COCO.
Ralar um coco (não use nada de alumínio) e o deixar ferver com água por 40 minutos. Mexa um pouco, com colher de pau e então bata por 5 minutos no liquidificador. Coe com um pano de algodão bem limpo. Rico em proteínas, saboroso, ótimo para doces e sem os aditivos químicos do similar engarrafado.

LEITE DE GERGELIM.
¼ xícara de semente de gergelim germinado ou hidratado; 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral. Como fazer: Bata as sementes com a água, no liquidificador. Em seguida, coe.

LEITE DE GIRASSOL.
½ xícara de semente de girassol germinada ou hidratada (que ficou de molho em água); 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral. Como fazer: Bata as sementes, com água, no liquidificador e coe.

LEITE DE SOJA (Extrato).
Dissolvem-se, geralmente, 2 colheres de sopa do extrato solúvel de soja, em pó, à venda no comércio (ver a validade), em 1 litro de água.

LEITE DE SOJA(dos grãos). Do livro A Cura e a Saúde pelos Alimentos - Dr. Ernst Schneider.
Ingredientes: 2 xícaras de soja em grão; 2 litros de água. Jeito de fazer: 1. Selecionar a soja e lavar bem com várias águas. 2. Deixar de molho durante 8 a 12 horas. 3. Descascar o grão: a) Eliminar a água em que os grãos ficaram de molho. b) Pôr os grãos num pano de prato ou saquinho. c) Apertar as pontas do pano e fazer movimentos fortes, ou passar sobre o pano e grãos o rolo de abrir massas, várias vezes, com força. d) Embaixo de água corrente, numa vasilha grande, apertar com os dedos e ir trocando a água até o grão ficar plenamente limpo. 4. Bater os grãos limpos no liquidificador com 1 litro de água e levar tudo para cozinhar, em um caldeirão grande. Incluir outro litro de água. Mexer sempre. Ferver lento, durante 35 minutos, a contar do início da ebulição. Depois que iníciou a fervura, coloque um pratinho de porcelana no fundo da panela. Assim não grudará. 5. Desligar o fogo e deixar esfriar. 6. Coar em seguida, empregando um pano de malha aberta, torcendo a trouxa que se forma. 7. Completar juntando água necessária, de jeito a se obterem, no fim, 2 litros de leite de soja. Esse leite pode ser armazenado na geladeira por vários dias. Para melhorar o sabor do leite, incluir um pouquinho de sal, baunilha ou canela em pau. O resíduo, ou massa de soja que sobrou, conhecido também como okara, pode ser armazenado na geladeira em saco plástico até uma semana ou mais, podendo ser usado em pratos doces ou salgados. O leite de soja pode ser usado para trocar o leite comum em: bolos, papas, mingaus, cremes, pães, biscoitos, canjica, arroz -doce ou até como coalhada, iogurte, queijo, requeijão.

“LEITE” DE UVA (O suco natural, sem aditivos nem adoçado).
O suco de uva tem um açúcar natural, formado por glicose e frutose, assimilável sem esforço pelos órgãos da digestão. Possui mais calorias que o leite de vaca e a sua análise demonstra enorme semelhança com o leite materno. Excelente para casos de anemia, fraqueza, convalescença,febre, doenças, em geral. É alcalinizante do sangue, acelera o metabolismo e estimula as funções hepáticas. Quase todas as marcas mais conhecidas têm aditivos químicos e açúcar refinado ou industrial. Por enquanto só dá para indicar as marcas “Superbom” e, talvez, o “Rossoni”. O ideal seria que não fossem pasteurizados, porém crus e frescos e feitos de uvas sem química. (Difícil, mas não impossível.)

Sem comentários: